segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Peugeot lançará carro flex que dispensa 'tanquinho' de gasolina

PSA inicia produção em larga escala da 2ª geração de carros flex.
Modelo escolhido, o 308, chega em março com o novo motor 1.6.


O inconveniente de ter de cuidar do 'tanquinho' de gasolina do carro flex vai acabar para o Peugeot 308, que chega ao Brasil em março de 2012. Fabricado na Argentina, ele será o primeiro carro de série bicombustível que dispensará esse recurso para a partida a frio. A tecnologia é aplicada a um novo motor fabricado no Brasil e foi anunciada nesta terça-feira (13), na fábrica da montadora em Porto Real (RJ).
A Volkswagen foi a primeira a usar o sistema Flex Start, com a edição limitada Polo E-Flex. Atualmente, apenas o Polo Bluemotion tem a tecnologia. Com o 308, ela será utilizada pela primeira vez em larga escala. O hatch médio será ainda o primeiro carro da Peugeot Citroën a receber a nova geração de motores 1.6 de 16 válvulas, que também promete a maior potência da categoria, com 122 cavalos a 6.000 rpm, sem comprometer o torque, de 16,4 kgfm a 4.000 rpm.
peugeot novo motor (Foto: Divulgação)Peugeot apresentou novo motor flex que usará no 308 (Foto: Divulgação)
“É um motor inovador. É um downsizing nacional”, afirma o diretor de marketing da PSA América Latina, Fabrício Biondo, durante o lançamento. “A gente trouxe todas as tecnologias de motores maiores para os menores, sem o uso de turbo”, explica o executivo. O downsizing, que nada mais é do que utilizar tecnologias mais avançadas para tornar propulsores menores mais potentes, virou tendência mundial pela pressão das leis ambientais para redução de emissões.
O bloco fabricado em Porto Real será exportado para toda a América Latina, inclusive em versão somente a gasolina.Com os novos sistemas, um motor menor não perde o poder de equipar um carro maior. O lançamento da PSA, por exemplo, promete 80% do torque máximo a 1.500 rpm, sendo que 87% já é atingido a 2.000 rpm.
InvestimentosO peso da novidade vai além da tecnologia. A nova geração de motores é uma prova ao mercado brasileiro de que as marcas Peugeot e Citroën querem brigar fortemente no mercado local. O desafio começou com o anúncio do investimento de R$ 3 bilhões até 2015. Parte deste montante foi aplicada no motor global, que será lançado antes mesmo da Europa e da China. Hoje, a América Latina representa 40% das vendas do grupo fora da Europa. A meta é chegar a 50% em 2015.
De acordo com Biondo, outros modelos no Brasil terão o novo motor, chamado de EC5, e as melhorias trazidas com ele poderão ser aplicadas em propulsores maiores, como os 2.0.
peugeot 308 frente (Foto: Divulgação)Peugeot 308 chega em março ao Brasil (Foto: Divulgação)
Como funciona o novo motorA PSA e a Bosch trabalharam juntas no desenvolvimento do propulsor. Para fazer a partida a frio sem gasolina, o sistema utiliza câmaras individuais com lanças de aquecimento que aumentam a temperatura do etanol - que pode estar a até -5°C - em 10 segundos. Só depois o combustível é injetado no motor, quando é feita a partida. Para tornar o sistema seguro, duas unidades de controle monitoradas por softwares são utilizadas.
De acordo com o vice-presidente da divisão Gasoline System da Bosch, Gerson Fini, esta nova tecnologia deve tornar-se mais popular a partir de 2015. “Em 2013 acreditamos que a substituição do motor flex normal para o novo será de 7%, mas aumentará para 30% em 2014 e, para 50%, em 2015. Isso por conta de novas leis de emissões e pela exigência dos crash tests”, destaca Fini.
O novo sistema de partida a frio ajuda na redução de 7% do consumo de combustível. No entanto, outras tecnologias foram colocadas no motor 1.6 que também colaboram com a redução do consumo e, consequentemente, dos níveis de emissões. Uma delas é a chamada VVT (Variable Valve Tining), comando de válvulas variáveis. Outras são a bomba de óleo de fluxo variável, que faz a correção da pressão de óleo adequada às rotações do motor, e o “low friction” ou diminuição do atrito.
De acordo com o chefe do projeto do EC5, Hernán Tolosa, além da redução do consumo de combustível e da melhor relação potência e torque o conforto acústico e vibratório foi aperfeiçoado com a adoção dos novos sistemas.
400 mil motores por ano
Até 2015, quando acaba este ciclo de investimento, a PSA pretende produzir 400 mil unidades de motores em Porto Real, já incluindo a fabricação do EC5. Atualmente, saem das linhas de montagem da fábrica 280 mil motores anualmente e 250 mil carros. E Fabrício Biondo adianta: a meta será o downsizing dos motores. Neste ano, a fábrica comemora 10 anos de existência.
fonte:http://g1.globo.com

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